sexta-feira, 6 de novembro de 2009

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A EDUCAÇÃO ESPECIAL é o ramo da educação, que ocupa-se do atendimento e educação de pessoas portadoras de alguma deficiência em instituições especializadas. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino. Nesta abordagem, as demais necessidades educativas especiais que não se classificam como deficiência não estão incluidas.


A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam- se apenas um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários. Há uma terceira que trabalha com educação inclusiva, onde crianças portadoras de necessidades especias e crianças normais estão em convívio pleno, fazendo assim a inclusão escolar e também social.


A EDUCAÇÃO INCLUSIVA é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criado na década de 70, os pressupostos da educação inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.

3 comentários:

  1. PARABÉNS FUTURAS PEDAGOGAS...
    Muito sucesso, adoramos vocês e que continuem assim...Adoramos o blog que direcionam. Esperamos que seja promissor a ideologia da EDUCAÇÃO INCLUSIVA!
    BEIJOS...
    PEDAGOGIA 3º B

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ,tudo que se diz respeito a educação especial e inclusiva.

    Ass: Nubia, Daiane, Fabiane

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas...
    Bom, quanto a postagem sobre a educação inclusiva e portadores de necessidades especiais é um passo muito profundo que se manteve na educação, onde os direitos são igualitários perante a democracia. Sabemos que é essencial que exista e se garanta uma educação eficaz, pois mesmos os portadores de necessidades especiais precisam de apoio, de uma aprendizagem significativa tornando-os assim futuros e grandes cidadãos! Adorei o blog de vocês, é um tema muito interessante, nas quais mesmo que outros não queiram ajudar faremos a nossa parte e desta forma poderemos fazer a diferença!Beijinhos...
    Ass:Núbia Alves
    Pedagogia-3°B

    ResponderExcluir